S.E.S. IMPERADOR DO IPIRANGA

Ficha técnica

Nome Oficial: Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga

Data de Fundação: 27/09/1968

Cores: Vermelho, Azul, Amarelo, Verde e Branco

Símbolo: Coroa

Endereço: Av. Carioca, 99 - Vila Carioca, São Paulo – SP

Presidente: Eduardo de Lukas

Vice Presidente: Maksuel Costa

Carnavalesco: Mauro Xuxa

Intérprete: Fernandinho SP

1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Junior Carraro e Suellen Amann 

Mestre de Bateria: Vitor Velloso

Rainha da bateria: Viviane Rodrigues

Princesa: Jessica Bueno

Coreógrafo Comissão de Frente: Eliana Bel

HISTÓRIA

 

A Imperador do Ipiranga foi fundada em 1968 por moradores da então subdistrito de Heliópolis Heliópolis, da Vila Carioca e da Vila Independência, a Imperador permaneceu por muito tempo como um departamento da Sociedade Amigos das Vilas, mas tempo depois se separou, com estatuto próprio. Seu fundador, Laerte Toporcov, embora com posição contrária dos dirigentes mais idosos, tinha como objetivo dar lazer às crianças pobres da favela que existia na Rua Campante e chamar a atenção das autoridades para as terríveis enchentes no bairro.

Na primeira apresentação da escola, tiveram a ideia de fazer um desfile carnavalesco de protesto com carros alegóricos imitando barcos. A ideia deu certo e o desfile foi um sucesso, com muitos carros alegóricos e a participação de várias crianças pelas ruas da região.

Em 2009, a escola do Ipiranga trouxe Adriana Lessa como madrinha de bateria e teve como enredo A fé em São Jorge Guerreiro contra os dragões da maldade, voltando para o Grupo Especial, em 2010.

Em 2010, de volta ao Grupo Especial, a escola apresentou o enredo "Medicina, da antiguidade à tecnologia, a arte de salvar vidas", terminado em 13º lugar e retornando ao Grupo de Acesso.

Em 2011, a Imperador levou para o Sambódromo a história dos carnavais, tentando retornar para o Grupo Especial, mas conseguiu apenas o 4° lugar.

Em 2012 Para ajudar a escola a conseguir o campeonato, o Carnaval foi assinado pelo experiente Carnavalesco Armando Barbosa, que em 2011 conseguiu o acesso com a escola Camisa Verde e Branco. Destaque para o Diretor de Harmonia ha 17 anos Vagner Eduardo Siqueira o famoso Guinê, na comunidade desde o nascimento, seu primeiro desfile foi em 1979 na ala das crianças, foi para depto de harmonia em 1989, em 1996 foi tesoureiro e voltou para a Harmonia em 1998, também é coordenador de carnaval da Liga das Escolas de Samba desde 1997, assumiu a Direção de Carnaval em 2012, passando a Direção de Harmonia para Alessandro Teixeira Costa o China, A partir de 2014 Adriano Barbosa assume a direção geral de Harmonia.

Depois de obter o 7° lugar em 2012, 2013 e 2015, o 6° em 2014 e o 5° lugar em 2016, a Imperador anunciou para 2017 a reedição do enredo "Ipiranga, Berço Esplêndido de Um Povo Heróico", originalmente apresentado em 2004. Para este desenvolvimento, a escola contratou o carnavalesco Mauro Xuxa, vice-campeão pela Tatuapé.