APRESENTAÇÃO

*Nova identidade visual

Apresentação

 

O carnaval de São Paulo e, mais especificamente o universo das escolas de samba está em constante fase de afirmação e crescimento no cenário cultural brasileiro. Tal evolução pode ser constatada através da metodologia estrutural adotada, que remete uma produção de excepcional nível.

 

Entretanto, a divulgação do carnaval paulistano é focada nas escolas de samba que compõe o grupo especial. Toda a cobertura da imprensa no período que antecede as Festas de Momo é direcionada a tais escolas, como se o carnaval da cidade dispusesse exclusivamente destas agremiações, noção que entendemos como equivocada.

 

Além das agremiações do grupo especial, há centenas de outras entidades carnavalescas divididas em vários grupos. São agremiações que, a despeito de variadas dificuldades,  contribuem efetivamente para manter viva esta rica manifestação da cultura popular, caracterizada através dos desfiles das escolas de samba. Entre os vários grupos de escolas de samba do carnaval paulistano, eis o grupo de acesso que é formado por entidades que pleiteiam o grupo especial.

 

A Premiação

 

O julgamento para definição das agremiações premiadas realiza-se durante os desfiles apresentados no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo.

 

Os preceitos de julgamento estabelecidos pela coordenação do projeto, tem como base o critério de julgamento da LIGASP (Liga das Escolas de Samba de São Paulo) e UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), e também, conceitos que não fujam a essência de um desfile de escolas de samba, enquanto manifestação cultural genuinamente brasileira. Visto que nosso ideal também se baseia na preservação das raízes e tradições do samba e do carnaval.

 

Além de outros veículos de comunicação, através do site www.melhordoacesso.com.br, divulgamos, antes do resultado do concurso oficial promovido pela LIGA/SP, as escolas que tiveram as melhores avaliações dos jurados nos quesitos em julgamento e que portanto, receberão o Prêmio Melhor do Acesso.

Objetivo

 

A SASP constituiu-se num site que pratica a divulgação do carnaval de São Paulo e das entidades que o compõem. E o Prêmio Melhor do Acesso, desprovido de qualquer interesse particular, tem o igual intuito de valorizar o trabalho, e principalmente a história das escolas de samba paulistanas, também daqueles que tornam possível a existência destas agremiações, os sambistas.

 

O Prêmio Melhor do Acesso, está em consonância com o propósito de valorização do carnaval de São Paulo, razão da existência do site SASP. Todavia, faz-se impreterível esclarecer que desde o ano de 2007 tais projetos trilham seus ideais desentrelaçados.

 

O Prêmio Melhor do Acesso pretende valorizar e reconhecer, entre as agremiações que integram este grupo, aquelas que apresentarem os melhores trabalhos nos vários quesitos em julgamento durante o desfile carnavalesco no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo.

Mesmo não dispondo da mesma estrutura financeira das escolas do grupo principal, tais entidades dedicam-se o ano inteiro para realizar no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo um espetáculo com a  mesma grandiosidade daquele proporcionado pelas chamadas especiais. Apesar de toda a dedicação dos sambistas dessas agremiações, seu trabalho é pouco reconhecido pela mídia, mesmo pelos órgãos de imprensa local. 

 

Por esta razão, identificando a necessidade de valorização das agremiações do grupo de acesso, um contingente de sambistas reunidos em torno do site SASP (Sociedade Amantes do Samba Paulista), resolveu criar no ano de 2002 o Prêmio Melhor do Acesso – SASP. E, já no ano seguinte, se deu a perpetuação do projeto.

 

Todavia, seguindo as transformações da vida, o projeto manteve sua essência, mas remodelou-se para refletir o retrato de seus originais ideiais. E assim, no ano de 2007 o até então Prêmio Melhor do Acesso – SASP, abriu alas para o reconstruído Prêmio Melhor do Acesso.