G.R.C.E.S. PRIMEIRA DA ACLIMAÇÃO

Ficha técnica
Nome Oficial: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Primeira da Aclimação
Data de Fundação: 05/09/1980
Cores: Azul e branco
Símbolo: Criola
Presidente: Edgard Gomes de Matos
Carnavalesco:
1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Silveria e Moreno
Rainha de bateria: Barbara Guimarães
Diretor de Harmonia: Mazinho
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Primeira da Aclimação é uma Escola de Samba da cidade de São Paulo. Foi fundada em 5 de setembro de 1980.
A ideia da fundação da escola surgiu durante a comemoração do aniversário do filho (Alexandre Queiroz Nicolas Garcia) do fundador Wilson Nicolas Garcia, num velho prédio da Rua Machado de Assis. Apadrinhada por Américo Nicolas Garcia, irmão do fundador da escola de Samba 1 da Aclimação que veio a ser o seu primeiro presidente. A Aclimação desde então vem se mantendo nos grupos intermediários do Carnaval de São Paulo. Desfilando em 1994 no grupo especial.
Em 2009, com o enredo Fazendo carnaval terminou na 7ª colocação no Grupo 1 da UESP. Em 2010 falando Sobre a Vai-Vai e seus 80 anos ficou em 8ºlugar.