G.R.C.S.E.S. UNIDOS DE SÃO LUCAS

Ficha técnica

Nome Oficial: Grêmio Recreativo Cultural e social Escola de Samba Unidos de São Lucas

Data de Fundação: 22/08/1980

Cores: Vermelho, Preto e Branco

Símbolo: Pandeiro com um aperto de mãos

Carnavalesco: Fábio Gouveia

Diretor de carnaval: Adriano Freitas

1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Carlinha Coutrufo e Erick Sorriso

Mestre de Bateria: Rivail

Rainha de bateria: Juliana Fênix

Diretor de Harmonia: Comissão de carnaval

Coreógrafo Comissão de Frente: Eliana Bell

A escola foi criada na década de 1970 por um grupo de jovens torcedores do São Cristóvão Bandeirante Futebol Clube. Na época do Carnaval esse mesmo grupo se unia a mulheres e crianças e desfilava pelas ruas do bairro de Cidade Continental cantando sambas e marchinhas, além do hino do São Cristóvão. Tal grupo de se denominava BUSC - Bloco Unidos de São Cristóvão.

Em 1980 os líderes do bloco se reuniram e a partir dele decidiram fundar uma escola se samba, tendo sido então criada, com a denominação atual, a São Lucas, que passou a disputar o Carnaval oficial da Cidade de São Paulo sendo campeã logo no primeiro desfile.

Com o apoio de comerciantes da região, que auxiliavam na confecção de fantasias, a evolução da escola foi rápida. Com 4 anos de existência já figurava entre as trinta melhores agremiações Carnavalescas da Cidade de São Paulo, onde permaneceu durante vários anos

A partir de 1995, com a chegada de nova diretoria atual, a escola conseguiu uma quadra e começou a se estruturar. Ganhou o direito de participar do Grupo Especial pela primeira vez em 2001 devido à segunda colocação conquistada em 2000. A ascensão da São Lucas foi rápida, pois em 1999 ainda estava no terceiro grupo.

Em dois anos no Grupo Especial, um de seus sambas mais conhecidos é talvez o de 2002, quando homenageou Manuel de Nóbrega e o programa Praça da Alegria, e teve como "madrinha" de bateria o ator Jorge Lafond encarnando seu personagem mais famoso o travesti Vera Verão, ano em que acabou rebaixada. Após mais cinco anos desfilando no segundo grupo, acabou sendo posteriormente rebaixada duas vezes consecutivas. Uma das personalidades mais popular por frequentar a escola há mais de 20 anos e atualmente integrante do grupo responsável pela harmonia dos desfiles, é Chico Macena, político e morador do bairro que abriga a escola, o Parque São Lucas. Em 2009, com o enredo Felicidade a ilusão do Carnaval, a escola conseguiu o vice-campeonato no grupo 2 da UESP e o retorno para o Grupo 1 (terceira divisão) em 2010.

No ano de 2010, ficou em 6º lugar ao homenagear a cidade de Araçatuba. Devido a essa homenagem, se apresentou na cidade em meio ao Carnaval. Ainda neste ano batizou a Escola de Samba Amizade da Zona Leste, sendo sua madrinha.

Em 2011 apresentou o enredo “Embu das Artes que magistral - São Lucas 30 anos traz essa galeria para o carnaval”, tendo como madrinha de bateria, conquistando o vice-campeonato e subindo para o grupo de acesso.

Em 2012, foi a primeira escola a se desfilar no Grupo de Acesso e levou para a avenida o tema enredo “Raul Seixas, um Maluco do Rock no Samba Beleza”. Esta foi uma homenagem ao artista que mesclava os gêneros do rock e do baião. Durante os preparativos para o Carnaval a escola promoveu, no dia 24 de janeiro de 2012, o evento “Um Tributo a Raul Seixas”. Na ocasião, a guitarra original (que ilustrou a capa do disco Gita) esteve pela primeira vez em São Paulo e foi exposta na quadra da escola.

Artistas como Sophia Reis, (musa do Rock eleita pela escola) e músicos como Carleba, integrante da banda Raulzito e Os Panteras, Edy Star e Jerry Adriani homenagearam o amigo, que deixou sua marca na história do rock brasileiro. A divulgação do filme “Raul, o início, o fim e o meio”, também fez parte do tributo. A agremiação que abriu o desfile do Grupo de Acesso, teve à frente da bateria a musa do Rock, Sophia Reis e Jerry Adriani e Luciano Faccioli como destaques da escola na avenida. A G.R.C.S.E.S. Unidos de São Lucas chegou a 8ª posição e caiu para o Grupo 1-UESP. Não conseguiu se manter no Acesso e foi novamente rebaixada para o Grupo 1 da UESP.

Em 2016, a escola amargou novo rebaixamento,agora para o Grupo 2 da UESP, e terá que fazer seu carnaval 2017 fora do Anhembi

Para o Carnaval 2017 a escola ira desfilar no Butantã, trazendo o enredo "Café... Aroma de História, Sabor de Poesia" de autoria do carnavalesco Fábio Gouveia