G.R.E.C.E.S. TORCIDA JOVEM SANTISTA

Ficha técnica
Nome Oficial: Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Escola de Samba Torcida Jovem Santista
Data de Fundação: 26/09/1978
Cores: Preto, amarelo e branco
Símbolo: Baleia
Presidente: Denis Almeida
Carnavalesco: Fernando Dias
Diretor de carnaval: Cosmo Damião e Nenê
1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: André e Daniela Motta
Rainha de Bateria: Jessica
Coreográfo: Edinho
Diretor de harmonia: Rildo
A Torcida Jovem foi criada oficialmente em 1969, no bairro do Brás, por um grupo de 13 garotos: "Cosmo, Celso Jatene, Mestre Pedrao, China, Chacrinha, Magrão, Zuca, Almir e outros", que desde 1966 compareciam aos jogos do Santos na capital paulista, onde moravam. Foi a primeira torcida santista a ser criada, e curiosamente, foi criada por garotos de uma cidade que não a do clube.
Em 1970 a TJS participou da oposição na eleição do Santos, tendo desde então tendo participado da vida política do clube, inclusive elegendo representantes para o conselho deliberativo do clube. As preocupações da torcida passaram então a não se limitar apenas ao clube.
Em 1978, a Torcida Jovem se mudou para o bairro do Bixiga. Um ano depois, em 1979, estreou no carnaval paulistano como um bloco carnavalesco, participando do desfile oficial da UESP.
Bandeirão da Torcida Jovem no Estádio do Pacaembu
Pavilhão Escola de Samba Torcida Jovem
Em 2003, de bloco passou à categoria de escola de samba. Desde a alguns anos mudou-se para o bairro de Jardim Aricanduva, que foi enredo do desfile de 2004, onde a Jovem conseguiu seu primeiro título como escola de samba. Em 2009, desfilou no Grupo 1 da UESP, equivalente à terceira divisão do carnaval de São Paulo. No ano seguinte, obteve o vice-campeonato, subindo assim para o grupo de Acesso em 2011. Após vários problemas no desfile inclusive o atraso de 40m, A Torcida Jovem foi rebaixada voltando ao Grupo 1.